sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Shampoo com sal ou sem sal faz diferença?

Meu marido foi cortar o cabelo esses dias e perguntou pra cabeleireira o que fazia porque o cabelo dele tava muito seco e quebradiço, ela falou uma monte de coisa e falou que ele tinha que usar shampoo com sal! Aí eu fiquei pensando eu já tenho 33 anos e só agora ouvi essa historia de shampoo com sal e sem sal, não é verdade? pois então resolvi pesquisar pra saber se faz alguma diferença e se realmente existe esse lance! O que vocês acham? 


Sabe aqueles novos biscoitos que se dizem sem gorduras trans e tal? óleo de soja sem colesterol? Pois é, tudo balela! conversa fiada! 


Tudo jogada de marketing do fabricante que deu muito certo por sinal e todos os outros tiveram que ir com ele. 
Na verdade temos muito preconceito com os efeitos do sol e do mar nos cabelos porque quando vamos a praia, os cabelos ficam realmente um bagaço! mas tem uma explicação lógica e não é o sal!


  • A areia atrita com os fios, lascando as cutículas, dando uma sensação áspera, de cabelo não macio.
  • O sol e, principalmente os raios UV, danificam as cutículas, deixando o cabelo com menos brilho, alterando a cor e a penteabilidade dos fios.
  • A água do mar pode conter vários poluentes que acabam grudando no nosso cabelo e empastelando-os.
  • Quando saímos do mar, a água salgada acaba secando e sobram os cristais de sal, que funcionam como grãos de areia. E o atrito destes com os fios de cabelo também lascam as cutículas.


O sal tem o nome químico de cloreto de sódio, que é utilizado para dar consistência aos shampoos. O principal ingrediente destes produtos é o tensoativo - o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio.
Na produção destes, acontece uma reação química, cujo produto secundário é o cloreto de sódio, ou seja, o tal sal. Por isso, mesmo que estes shampoos afirmem nas embalagens não possuir sal, eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina em de sódio que é responsável pela textura do shampoo! Ou seja, eles têm sal em seus produtos. 
E tem mais: as concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano aos cabelos.

Há outro fator a se considerar: quando usamos um shampoo no banho, enxaguamos os cabelos, na sequência, com água doce, não é? Pois o sal é totalmente solúvel em água doce, logo, não vai sobrar nenhum sal no nosso cabelo. 



Portanto bonecas, shampoo bom é aquele que você experimenta e se da bem com ele! o resto tudo jogada de marketing e o pior que a gente cai igual patinho! haahha mas é isso! espero que tenha ajudado um xerooo e até mais!

6 comentários:

  1. poxa não sabia disso, legal a dica
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Déa, eu já tinha visto sobre isso em algum outro canto e já larguei a mão de comprar sem sal .. acho que é como disse:shampoo bom é aquele que você experimenta e se da bem com ele!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gosteei da postagem!
    Tinha dúvidas a respeito dos shampoos com sal e sem sal...Dúvida mto bem esclarecida!
    vlw...

    ResponderExcluir
  4. Que bom Brenda! fico feliz em esclarecer pra vc! se tiver mais alguma duvida me manda ok? um xerooo!

    ResponderExcluir
  5. Interessante flor!
    Gostei
    Amei o blog e estou seguindo!
    Se gostar do meu me segue tbbbbb!
    http://1001cosmeticos.blogspot.com
    @1001cosmeticos
    bjim

    ResponderExcluir
  6. Novidade pra mim tbm, adorei saber e conhecer o blog, bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, elogio e sugestão! Farei o possível pra atender a todos! Obrigada!