quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como se cria um perfume?

Olá Bonecas!!! Como estamos? espero que todas bem! Venho hoje falar de um assunto que me agrada "por demais" que é Perfume! Amooo adooorooo perfume! se eu fosse rica ia ficar pobre rapidinho dentro de uma perfumaria!
E acredito que muitas de nós, quase que uma totalidade de mulheres também adorem perfumes. Mas você sabe reconhecer, identificar um perfume? sabe como ele é feito e composto? Vamos aprender juntas!?


Você já deve ter visto por ai, o estudo de um bom vinho e de sua composição né? tipo de uva, de safra, de combinação e até o terreno onde as uvas foram plantadas certo? pois então, o perfume também tem um pouco disso, de composições de nomenclaturas e etc... O perfume surgiu a muitooooo tempo no Egito e seus primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte!


O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e agua. Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores,plantas e ervas tais como a lavanda, rosas, jasmim, sandalo, frutas cítricas e bergamota. Os fixadores essenciais para a duração de um perfume, incluem balsamo, âmbar cinzento e secreções glandulares de animais como a civeta e os cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir são de um odor insuportável porém em solução alcoólica, atuam como conservantes! Atualmente esses animais são protegidos em alguns lugares do mundo e alguns fabricantes usam almiscares sintéticos.


Os perfumes tem varias classificações de acordo com a quantidade de óleos aromáticos  e o percentual de diluição de sua matéria prima, você já deve ter notado isso nos frascos de perfume nas lojas alguns são:


-Parfum que é a forma mais concentrada de todas.
-Eau de Parfum.
-Eau de toilette
-Eau de cologne
-Splash perfumes


Todo perfume é classificado por uma Família olfativa que se divide em?


-Cítricos florais, extraídos de cascas de frutas tais como lima, limão,laranja.pomelo,tangerina,mandarina entra outras denominando-se assim como "frutados".


-Florais Aldeídos que são os extraídos de flores naturais ou desenvolvidos sinteticamente em laboratórios. As notas tem carater sutil, delicado e discreto.


-Fougére: elaborado a partir de matérias primas leves e frescas, normalmente extraída de madeiras, por isso são conhecidos como amadeirados e misturados com álcool, tubérculos e raízes formam uma fragrância forte marcante e são usados geralmente em perfumes masculinos.


-Chipre florais: fabricados com matéria prima vinda de musgos, normalmente do carvalho. Esse composto é usado normalmente nos perfumes mais clássicos e sofisticados sendo considerado um composto nobre!


-Orientais florais: suas misturas são constituídas normalmente de tuberosas como a baunilha,patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e sensuais.


-Couros secos: fragrâncias extremamente secas, com caracteristicas dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, madeiras couros e musgos e etc.


-Aldeídos florais: geralmente são misturas sintéticas também usadas nos perfumes clássicos e sofisticados. Possuem certo frescos inicial caracteristico e picante.


- Aromáticos secos e frutados: são a mistura de secos e frutados que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como Cominho,Astragão e Manjericão alem de especiarias como o cravo a canela, noz moscada e ate a pimenta!


Mas porque nos fascina tanto o perfume? Todos os sentidos do nosso corpo são ligados a sensações de bem estar, prazer e emoção e o olfato é um deles. Através dos cheiros muitos sentimentos são liberados ou até instigados no nosso corpo e na nossa mente, e os perfumes também tem esse poder!
Quando estamos tensos e nervosos por exemplo, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, apáticos e infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, alecrim, vetiver e eucalipto, melhoram a concentração e aliviam o cansaço.
Tem perfume que levanta o astral! Eu não me imagino tomar um bom banho e não colocar uma boa lavanda um bom Body splash! é o complemento, dá frescor ao banho!


E como explicar o porque do perfume da sua mãe ficar tão bom nela e em você não?
Quando aplicamos o perfume na pele o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substancias aromáticas que se dissipam gradualmente durante varias horas, por isso aplicamos o perfume nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas. Só que o calor do corpo das pessoas são diferentes alguns mais e alguns menos e ainda a composição do seu suor e a fixação do perfume agem de diferentes formas de pessoa pra pessoa e isso influi muito no cheiro e a forma que o perfume vai fixar em você!


Você já foi numa loja e experimentou um perfume, não gostou e quando chegou em casa sentiu o cheiro e adorou? É porque o perfume fixou em você e misturou com os seus fluidos corporais e ai sim ficou com o cheiro agradável que você esperava ou o contrario também pode acontecer! Você experimenta adora e com o tempo o cheiro fica insuportável não é?
Escolher um perfume não é assim tão fácil como parece, depende de um monte de coisas e é uma coisa muito pessoal, você pode adorar um perfume e presentear alguém com ele e a outra pessoa odiar isso acontece muito!


O perfume é composto das combinações das composições que exemplifiquei acima, a quantidade de cada uma é que vai caracterizar e classificar cada um como forte, fraco, intenso, suave e por ai vai!
Mas o efeito não é mérito da fixação em si, e sim das notas de base ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes para proporcionar


Classificação:


-Notas de saida (Cabeça):
A introdução, a impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves, aquelas que escapam do frasco. Ingredientes ligeiros e volateis que evaporam rapidamente e são sentidos logo após sua aspersão, vao direto para as narinas. Sao as notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.


-Notas de coração (Corpo):
O centro, a alma e a personalidade do perfume. Sao as notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos volateis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. Sao notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.


-Notas de fundo (Base): Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que se definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco volateis, os ingredientes se difundem lentamente, é o ultimo acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. Sao as notas densas, como as de resinas de madeira e as de origem animal!


Um perfume é elaborado de no mínimo 300 compostos variando entre todos eles!
Um perfumista é um profissional muito bem pago porque o olfato dele é privilegiado e suas criações rendem milhões e milhões em todo o mundo! As flores são a principal inspiração de um perfumista, notem que em todas as composições temos pelo menos uma flor que dá identidade a fragrância!


E é isso bonecas, espero que tenha sido esclarecedor pra vocês e que a partir de hoje você possa se dizer conhecedora de perfume e não chegue na loja sem saber o que esta fazendo! Coloque seu perfume preferido no pulso e tente identificar as notas que o compõem e me diga qual os ingredientes que você conseguiu identificar ok? um xerooooo! e logo logo vem sorteio bom demais da conta aí!


fonte: Internet e Wikipédia

2 comentários:

  1. oi
    adorei a matéria sobre perfumes.seu blog é lindo

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. BRigada lu! volte sempre e vou dar uma passada lá sim! bju

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, elogio e sugestão! Farei o possível pra atender a todos! Obrigada!